Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Usuários do Ubuntu que presam por uma bela interface precisam conhecer o MacUbuntu. Este ótimo programa efetua melhorias cosméticas á interface do seu sistema Ubuntu, adicionando elementos que o tornam semelhante ao Mac OS X.
Um dos elementos que mais chama a atenção no Mac é sua interface. A interface Aqua foi introduzida junto com o lançamento da 1ª versão do Mac OS X em 2000. Esta interface gráfica é uma das marcas quando se fala da Apple e Mac.
Ele inicialmente utilizava as cores azul e branco com tons de cinza que simulavam textura de aço escovado, mesmo material que era utilizado na estrutura dos modelos Powerbook e PowerMac G5. Com o tempo, esse efeito foi migrado para todos os elementos gráficos da interface sendo o padrão atual do sistema.
Antigamente, a possibilidade de uso desta excepcional interface gráfica era exclusividade de quem possuía o Mac, sendo que os usuários de PC tinham que se contentar com as interfaces básicas do Windows ou Linux, mas hoje em dia existem métodos de ter essa interface em computadores padrão PC.
Um dos métodos é o usuário aventurar-se em tentar instalar de forma nativa ou via virtualizadores o Mac OS X no PC. Importante lembrar que o resultado pode ser bem volátil visto que o Mac OS X não foi projetado para computadores PC tradicionais e mesmo que funcione, seu resultado pode ser catastrófico.
A outra solução é utilizar um script desenvolvido para o Ubuntu que simula a interface Aqua no Linux, uma solução com um resultado mais favorável já que é apenas a troca de uma interface gráfica em não uma adaptação como é o caso de tentar uma instalação do Mac OS X em um PC.
Para instalar o MacUbuntu é bem simples: faça o download do arquivo, extraia a pasta Macbuntu-10.04 para o Desktop, abra o terminal e digite as seguintes linhas:
cd Desktop
mv Macbuntu-10.04 /tmp
cd /tmp/Macbuntu-10.04/
./install.sh
Importante estar como o usuário root pois pode haver problemas devido ao permissionamento de execução de scripts. Para acionar o root, digite o comando su e o password do usuário root.
O script irá acionar o instalador que irá apresentar opções de customização de programas e o ícone que irá apresentar na barra de menus. Uma boa alternativa que permite ter um sistema similar ao Mac OS X tanto em alma, já que os dois são Unixes, quanto em cara.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...