"Distribuição que batiza uma das vertentes do Linux."
Por Willian Konnai
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleAs chamadas distribuições RPM são baseadas na distribuição Red Hat Linux que trabalha com o sistema de pacotes .rpm (dai que vêm o termo) e são estes pacotes que fornecem ao sistema os programas. Já as distribuições Debian trabalham com o formato de pacotes .deb e tem um funcionamento um pouco diferente das distribuições RPM. O sistema que batiza esta vertente é o Debian Linux 32 Bits.
O Linux atualmente trabalha com 2 vertentes principais, a Debian e a RPM. Estas 2 vertentes diferenciam-se pelo método com que o sistema gerencia o Kernel e os processos que fazem o sistema funcionar.
O Debian Linux 32 Bits é uma distribuição que possui um completo ambiente de trabalho e que difere do Red Hat Linux e distribuições RPM pelo fato de permitir um controle maior sob o sistema como um todo e por isso requer certo conhecimento em Unix dos usuários.
O instalador apresenta 2 formas de instalação: uma com suporte a interface gráfica e outro via texto permitindo a instalação do sistema tanto por iniciantes como por usuários experientes. O instalador gráfico funciona com um assistente que irá guia-lo por todo o processo de instalação. Ele é bem intuitivo e basta ler as informações e escolher as opções que surgirem conforme a necessidade como por exemplo o idioma que será utilizado.
Dado certo momento, o instalador irá apresentar o particionador de disco que é a ferramenta que vai dividir e formatar o disco. Você pode optar por instalar no mesmo disco, particionando-o, ou instalar em um segundo disco. Ainda o particionador permite uma assistência guiada onde ele faz boa parte do trabalho com as respostas de algumas perguntas ou manual onde você escolhe as opções, divide o disco e monta a estrutura de partições.
Quando terminado o processo de instalação, o sistema irá reiniciar e exibirá o Grub que é o gerenciador de boot do Linux. Por este gerenciador você pode escolher inicializar pelo Debian, pelo modo de segurança do Debian ou por outro sistema instalado na máquina como o Windows, basta escolher a opção e pressionar Enter.
Feita a escolha, o sistema irá iniciar o processo de carregamento e inicialização do sistema. Quando terminado, irá surgir a tela de login, você deve entrar com o usuário que você cadastrou durante a instalação.
A interface do sistema é bem amigável com um menu onde estão localizados todos os programas e utilitários de forma similar ao Menu Iniciar do Windows. Este menu é dividido por categorias e organizado em 4 diferentes abas inferiores.
O Debian demonstra que já se foi o tempo em que o Linux era um sistema complexo e não indicado para o usuário final, sendo apenas um gadget digital restrito aos círculos de TI e segurança, podendo este ser um sistema tanto para administrador de sistemas e programador quanto para a recepcionista ou secretaria.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...