O que é AJAX ?

"AJAX é, sem dúvida, uma das novidades mais atrativas e promissórias da denominada Web 2.0."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
16 jan, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

O que é exatamente AJAX? Se você tem uma conta de Gmail, provavelmente já terá experimentado. AJAX é, sem dúvida, uma das novidades mais atrativas e promissórias da denominada Web 2.0. AJAX joga por água abaixo tudo o que conhecíamos sobre a maneira de nos relacionarmos com Internet. Esta tecnologia redefine o termo ‘interatividade’, passando ao seguinte nível. A partir desta pequena revolução, a expectativa do que possa ocorrer nos anos seguintes no que se refere à Internet, algo do qual já se pode ver simplesmente percorrendo alguns dos blogs especializados, que diariamente refletem alguma notícia relacionada com algum novo serviço, site ou aplicação que faz uso das bondades de AJAX.

AJAX não é uma tecnologia propriamente dita. É, como dissemos, uma fusão de tecnologias. Porém, o que é que torna AJAX tão poderoso? Para dizer a verdade, a nova vedete da Internet baseia sua fortaleza em seus dois pilares fundamentais: um cada vez mais poderoso JavaScript, que foi melhorando com o passar dos anos e se foi assentando graças à definição de normas e padrões que se foram adotando (finalmente) de maneira cada vez mais ampla, e da versatilidade do XML. Neste caso também, como se costuma dizer, o todo é mais que a soma de suas partes.

Graças a AJAX, atrás ficaram os velhos formulários cujas páginas deviam ser carregadas para o envio. Atrás ficaram também as intermináveis listas de informação que nosso navegador baixava, informação a qual talvez só necessitássemos uma pequena parte. AJAX faz com que a informação seja carregada de maneira precisa, fácil e ágil.

É graças a tudo isso que, voltando ao caso de Gmail, enviar uma mensagem neste serviço de correio eletrônico não implica recarregar todas as mensagens de nossa caixa de entrada uma vez enviada. Ou abrir uma mensagem muito antiga para recuperar um dado que precisamos não significa ter que voltar a solicitar e baixar toda a interface do sistema (imagens, html, scripts, etc.) outra vez.

Para fazer uma analogia rápida, AJAX torna mais parecidas as aplicações web a aplicações standalone. Porém, com todas as vantagens do que uma aplicação web implica.

Porém, a coisa não termina em Gmail. O que torna AJAX tão emocionante é que diariamente, novas aplicações e serviços são lançados fazendo uso desta tecnologia. Serviços que nos trazem um plus extra por sua agilidade, velocidade e simplicidade de uso. Casos de sucesso como flickr, Digg, del.icio.us, Writely (um processador de textos montado totalmente na web), ou o iminente Windows Live Mail, e uma longuíssima etcétera são um claro exemplo disso.

Até onde chegará AJAX? Ninguém sabe, porém pelo menos podemos ter um indicio. Recentemente foi anunciado o primeiro sistema operacional baseado em AJAX: o AJAX OS, que ainda não tem data de lançamento (somente um sucinto ‘Coming soon’), mas que já anunciou que contará com suporte totalmente nativo para esta tecnologia. O sucesso deste empreendimento talvez marque o que AJAX é capaz de alcançar.

Categorias

Comentários