Dual boot, mais de um Windows no mesmo PC

"Com duas ou mais partições do tipo “primária”, é possível ter mais de um Windows no mesmo computador."

4ae73c9
Por Antonio Manoel
13 jan, 2009

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Com duas ou mais partições do tipo “primária”, é possível ter mais de um Windows no mesmo computador. O Windows 2000/XP cria um menu de inicialização, que permite a você escolher qual sistema será iniciado ao ligar o computador. Se não escolher nenhum dentro de um tempo que você define, então o sistema definido como padrão é iniciado. Isso é útil para manter compatibilidade com algum programa que só roda em alguma versão específica, mais antiga, por exemplo. Ou, pelo simples fato de testar e usar dois sistemas (um de cada vez).

            Há uma regra básica, em se tratando de Windows: instale primeiro o mais antigo que você tiver. É possível instalar o Windows XP e depois o 2000, mas fazendo isso o 2000 substituirá os arquivos de inicialização e o XP não será mais iniciado. É possível contornar este problema depois, iniciando a instalação do XP novamente, e na primeira reinicialização, você inicia um dos outros que já estavam no HD e então exclui os arquivos temporários. Mas isso daria mais trabalho.

            Cada sistema deve ficar em uma partição separada. Veja a ordem em que deverão ser instalados:

1.       MS-DOS ou Windows 3.11

2.       Windows 95, 98 ou Millennium Edition

3.       Windows NT 4.0

4.       Windows 2000

5.       Windows XP

6.       Windows Server 2003

7.       Windows Vista

Claro, é besteira manter todos estes sistemas num mesmo computador, você desperdiçará espaço à toa. Uma configuração muito usada é manter o Windows 98 e o 2000 ou XP, ou então o 2000 e o XP.

Não é possível ter ao mesmo tempo, o Windows 95, 98 ou Me no mesmo computador, com outro sistema Windows 95, 98 ou Me. No entanto, já é possível manter duas ou mais instalações do Windows 2000, XP etc.

Uma outra vantagem de manter mais de um sistema é que se “der pau” num deles, geralmente você pode entrar pelo outro, para tentar solucionar problemas… Ou, no mínimo, fazer backup dos seus arquivos para depois reinstalar tudo. Com um sistema só, se der pau nele, você se baterá para usar o computador.

Mas… Como instalar os dois sistemas?

Primeiro crie duas ou mais partições “primárias”. Instale um Windows na primeira delas, e depois de instalado, inicie a instalação do outro. Se for de uma versão superior, você pode iniciá-la de dentro do próprio Windows. Por exemplo, é possível colocar o CD do Windows 2000 dentro do 98 e iniciar a instalação a partir daí, ou então do XP dentro do 2000, etc. Ao ser perguntado sobre a partição em que o sistema será instalado, escolha a outra unidade. É recomendável escolher a instalação avançada, para poder personalizar com mais eficiência isso, em tempo de instalação.

O último sistema a ser instalado é o que será iniciado sempre. O Windows NT e seus sucessores permitem configurar o sistema padrão, além do tempo de espera para carregá-lo, facilmente. Clique com o botão direito no “Meu computador”, escolha “Propriedades”. Na guia “Avançado”, clique no botão “Configurações” do campo “Inicialização e recuperação”. Ele listará os sistemas Microsoft instalados, escolha o que você quer deixar como padrão e dê OK. Veja:

 

 

Antes de dar OK, pode definir o tempo, em segundos, que será esperado até que o sistema padrão seja iniciado. Geralmente deixe 1 segundo apenas, para não perder tempo. Quando você quiser iniciar o outro sistema, tecle rapidamente a “seta para baixo”, no teclado, para selecioná-lo, quando a lista de sistemas aparecer.

É possível manter o Windows e Linux no mesmo computador também, mas não abordaremos isso porque este tutorial é de Windows. A configuração será um pouco mais complicada, e o Linux deverá ser instalado por último.

Categorias

Comentários