Por Jessica Rotere
Atualizado em 16/06/24
1 minuto de leitura
O uso de pendrives bootáveis (auto inicializáveis) tornou-se comum entre usuários de diversos níveis. Eles são particularmente úteis na hora de criar USBs inicializáveis de sistemas comuns como Windows e Linux. Claro que para criar o seu faz-se necessário o uso de softwares específicos como o Rufus.
Sua interface lembra o Windows 7 USB download tool, porém um pouco mais eficiente devido às funções extras. Agora você terá em mãos um ‘driver’ capaz de realizar qualquer operação ‘bootável’, inclusive recuperação por crash ou invasão de vírus. Seu pendrive terá agora mais funcionalidade.
O Rufus é especialmente útil para criar mídias USB bootáveis para instalação de sistemas operacionais. Usuários que trabalham com múltiplos sistemas ou versões diferentes de um mesmo SO, vão encontrar neste programa uma ótima alternativa.
Rufus mostra-se mais rápido que aplicativos semelhantes como o UNetbootin, Universal USB Installer e Windows 7 USB download tool. Rufus tem ainda uma opção especial: ‘Create a DOS Bootable Disk’. Com ela, o pendrive que agora tem a função de disco boot poderá eliminar dados, solucionar problemas de hardware e software, conseguir acesso administrativo para senhas perdidas e personalizar o ambiente DOS.
O dispositivo USB precisa ter no mínimo 2 GB para sistemas operacionais maiores como Windows 7, e 1GB para sistemas menores como Windows XP. Baixe já esta versão gratuita e tenha o melhor criador de USB bootável clicando no link de download ‘Baixar Agora’. Siga com a instalação de acordo com as instruções do assistente de instalação.
Sem resultados
ResetCarregando download...