Por Romulo Vercosa
Atualizado em 16/06/24
2 minutos de leitura
Quem é fã de rpgs em geral – seja de mesa ou virtual – já deve ter ouvido falar do popular Warhammer 40.000. Publicado pela primeira vez em 1987 no formato wargame (jogo de tabuleiro), Warhammer 40.000 conta hoje com um cenário vasto graças aos diversos suplementos existentes. O sucesso repete-se também no mundo dos games, plataforma para a qual o cenário migrou há quase uma década e que ganha uma nova versão com o novíssimo Warhammer 40.000: Space Marine.
No game, você assume o papel do Space Marine Tito, um soldado humano geneticamente modificado para lutar contra diversas ameaças espaciais. Tais ameaças, são muito bem representadas pelas hordas de saqueadores Orcs e pelas Forças do Caos – uma tropa formadas por indivíduos de várias raças, que sucumbiram ao poder do Caos, uma entidade cósmica que quer conquistar setores espaciais inteiros. Se essa mistura de ficção científica com fantasia medieval lhe pareceu promissora, acredite, ainda há muito mais!
O que fez Warhammer 40.000 cair nas graças de jogadores do mundo todo foi justamente essa mistura pouco usual. Claro que nos dias de hoje, muitos são os títulos – principalmente no mundo dos games – que fazem uso de elementos medievais em cenários futuristas ou vice-versa. Mas nenhum deles conseguiu aproximar-se da popularidade que os títulos de Warhammer carregam. Também pudera, ele conta com quase 3 décadas de histórias, suplementos, games, extensões e pacotes de atualização. É como se você participasse do desenvolvimento da história ao longo dos últimos 30 anos.
Tal envolvimento com o cenário é percebido logo de cara em Warhammer 40.000: Space Marine. O Capitão Tito não é apenas um Space Marine bombadão e com uma armadura duas vezes o seu tamanho. Existe toda uma história por trás dele no Warhammer 40.000: Space Marine, situações traumáticas como a perca de amigos em campo de batalha e torturas sofridas nas mãos dos adversários. Tudo isso moldou não apenas o físico de Tito, mas sua psicologia. Em determinados momentos o jogador se verá em situações em que é preciso tomar uma decisão – que pode não ser necessariamente a coisa certa a se fazer.
Esta liberdade é interessante, embora não afete de modo significativo o andamento da história. Afinal, o palco aqui é para grande combates e é justamente o que você fará a maior parte do tempo. Nesta versão demo, disponibilizada via Steam, o jogador conta com dois modos de jogo: Inquisitor e Battlements. O primeiro lança o jogador num planeta sitiado onde é preciso cumprir determinadas condições para obter a vitória, o que não será nada fácil, já que os Orcs querem sua cabeça a qualquer custo.
Já o segundo é recomendado para jogadores novatos, sem nenhuma familiaridade com os demais títulos da franquia. Em Battlements, você aprenderá os princípios básicos da movimentação, ataque e defesa. Com gráficos bem trabalhados e uma trilha sonora alucinantes, Warhammer 40.000: Space Marine é uma continuação digna de Oscar para um dos jogos mais populares da atualidade.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...