"Confira algumas dicas e conceitos sobre programação que irá facilitar a vida de quem está começando a programar"
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleQuando alguém fala em programação, logo vem em mente um amontoado de códigos difíceis de serem executados e compreendidos.
A programação é mesmo uma atividade que possui o seu grau de complexidade, mas ao mesmo tempo é fascinante. Atualmente quem quer aprender a programar pode contar com várias dicas ideais para quem ainda está iniciando no assunto.
É possível afirmar que, em uma época cada vez mais influenciada pela Internet, a programação é uma atividade que ganha uma enorme importância no cenário profissional. Sem programação, não há aplicativos para celular, nem sites ou blogs.
Sem o profissional que compreende as linguagens de programação, até mesmo as lojas virtuais estariam comprometidas. Além de ter importância, a programação é uma atividade fascinante, pois conta com linguagens próprias e práticas específicas.
O profissional que possui conhecimento de programação, tem condições de criar sistemas operacionais, criar sites, desenvolver aplicativos e, até mesmo, atuar no planejamento e na criação de games.
É por essa razão que a programação exerce um fascínio em várias pessoas. Se você tem interesse em se aventurar nesse mundo, vale a pena buscar informações que são essenciais para iniciantes.
A tarefa de programar envolve conhecimentos voltados para as mais variadas linguagens, que possuem os seus códigos e as suas funções específicas.
Por isso, é essencial que quem ainda está ingressando no ramo da programação, conheça o básico de algumas das linguagens mais utilizadas. Vamos ver algumas opções?
Essa linguagem foi desenvolvida durante a década de 90. Ela é sempre citada em se tratando de programação, justamente por ser bastante versátil. A linguagem Python pode ser aplicada no desenvolvimento de sites e até mesmo na área da robótica.
Entre as características mais evidentes dessa linguagem é possível mencionar a sua sintaxe objetiva e de fácil assimilação, que possibilita aos programadores conceberem códigos legíveis e devidamente organizados.
Essa é simplesmente uma das linguagens mais utilizadas por programadores do mundo todo, sendo essencial para qualquer um que está iniciando o aprendizado das técnicas de programação.
PHP, que são as iniciais para Hypertext Preprocessor (ou Personal Home Page) é utilizada para desenvolver sistemas de gerenciamento, que são os famosos CMS, fundamentais para quem quer desenvolver um site ou um blog.
Ela é uma linguagem de fácil portabilidade e ainda conta com código aberto, o que possibilita que seja personalizada por seus usuários.
Assim como o Python, ela também foi desenvolvida durante os anos 90 e desde então vem evoluindo muito, conquistando o seu espaço entre as linguagens mais conhecidas e utilizadas para programação.
A relevância da linguagem Java pode ser vista pela vasta aplicabilidade que ela possui atualmente na tecnologia atual. Sistemas utilizados em dispositivos móveis, por exemplo, são construídos por meio dessa linguagem.
Mais antiga que Python e Java, a linguagem C foi criada na década de 70 e sempre foi importante para o universo da programação. Hoje em dia essa linguagem já atingiu melhorias que a permitem ser utilizada para várias funções.
A linguagem C possui uma boa acessibilidade, pois possibilita a criação de sistemas operacionais, banco de dados, bem como softwares destinados para a edição de textos e também imagens.
Surgida na década de 80 tendo por base as características da linguagem C, a C++ é destinada para aplicações de maior complexidade na área da computação.
Ao utilizar a C++, é possível desenvolver jogos eletrônicos, softwares de áudio e de vídeo.
O HTML, também conhecido como Hyper Text Markup Language, não é exatamente uma linguagem de programação. O HTML, na verdade, atua como um importante marcador de textos.
Graças ao HTML, é possível organizar, estruturar e posicionar de maneira compreensível as informações que visualizamos em um site na Internet.
Conhecendo bem as características dessas e também de outras linguagens de programação, é possível colocar em prática a teoria. Nesse contexto, existe um vasto material de pesquisa para quem quer conhecer mais sobre esse assunto.
É possível encontrar material online de boa qualidade em se tratando de programação para iniciantes. Tais materiais consistem em vídeos, fóruns, comunidades em redes sociais e também e-books.
Além disso, para aprender a programar é pertinente ter um bom domínio do idioma inglês, pois tais linguagens possuem vários termos nesse idioma, inclusive, alguns bons materiais de estudo são disponibilizados em inglês.
Vale salientar também que existem sites especializados em dicas e ensinamentos destinados para a programação, entre eles convém citar o Udemy, o Upskill, o Khan Academy e o Code Avengers.
Tais sites trazem dicas importantes que podem ser úteis tanto para os programadores mais experientes quanto para aqueles que ainda estão dando os seus primeiros passos.
Como qualquer atividade que envolve conhecimentos específicos, programar requer estudo e prática. As dicas para aprender os passos iniciais estão aí, basta segui-las e até, quem sabe, futuramente se tornar um profissional da área.
Gostou das dicas? Compartilhe essas informações nas suas redes sociais e mostre que a programação é um conhecimento que está ao alcance de todos.
Sem resultados
Reset